PDVs Urbano

Este não passa batido

Desafio

A Urbano precisava atualizar seus materiais de PDV, ou seja, régua e faixa de gôndola, wobbler e stopper. O desafio aqui foi fazer a marca aparecer e ser rapidamente identificada em meio a toda a bagunça e as opções da gôndola.

Solução

Já parou para pensar em como o consumidor percebe o seu produto quando está caminhando no corredor de um supermercado?

É exatamente desse jeito aí, a 100 km/h.
Para vender no varejo o seu produto tem que, praticamente sozinho, desbancar todos os outros. E se juntarmos a isso a semelhança entre embalagens e marcas de um mesmo segmento, a disputa pode ficar acirrada – e, infelizmente, muitas vezes não necessariamente a seu favor.
Para a Urbano – que está na seção de grãos e, com as massas e farinhas, de produtos sem glúten – nossa estratégia de gestão de gôndola partiu exatamente da compreensão da percepção do consumidor e do comportamento que decorre dela.
Diante da confusão de opções, imagens e mensagens, o consumidor se aproxima do que se conecta imediatamente com o que ele quer.
Para conseguirmos isso no PDV, a melhor analogia estava no modo como a publicidade na Fórmula 1 e nos jogos de futebol afeta e agencia o consumidor. Ela é periférica e está sempre em segundo plano, mas ao bater o olho é completa e legível.

Deu para perceber como quem optou pelas aplicações mais limpas da marca saiu na frente.
Pensando na Urbano e no supermercado, nossa proposta foi: trabalhar só o lettering do logo, ou seja, sem a tradicional bandeira e sem o slogan “Como faz bem”.

A essa estratégia, unimos a observação do layout do PDV como um todo, que pesa tanto quanto a gôndola em si na decisão do consumidor. Dentre as melhores práticas indicamos aos representantes a reposição constante de estoque, exposição dos produtos na vertical para que sejam imediatamente identificados e posicionamento na altura dos olhos.

Resultado

Ao entender a percepção e o comportamento do consumidor no ponto de venda conseguimos desenvolver uma estratégia e um plano de ações mais efetivos para o posicionamento da gôndola.
Chegamos a um conceito visual clean, com uma marca limpa e sem a interferência de informações técnicas e desnecessárias.
Resumindo: propaganda sem os excessos costumeiros, que mais atrapalham que informam.